A TÍTULO DE DE CONHECIMENTO: AUTISMO O QUE É?
O Brasil ainda é muito pobre no conhecimento relacionado a síndrome de Autismo que atinge uma considerada população, na maioria das vezes são ignorados até pela própria ciência, pela falta de interesse dos profissionais envolvidos,e tambem por confundir com outras síndromes. Atravéz do nosso blog pretendo dar informações e trocar conhecimentos a respeito da Síndrome de Autismo.
Concepções teóricas da síndrome autista com base no desenvolvimento
Autismo infantil é o termo usado para descrever um comportamento estranho e/ou deficiência sério no desenvolvimento de relações sociais e comunicação do individuo. Não há um acordo por parte da ciência para o enquadramento dessas crianças na categoria de distúrbios emocionais ou de distúrbio de comunicação, de etiologia orgânica, ou biológica, mas em qualquer categoria que sejam colocadas, elas apresentam um conjunto de problemas difícil para um profissional avaliar.
Como define Tomatis, (1994), a palavra autismo vem do grego Autos que significa eu ou próprio. Essa definição é usada porque as crianças possuidoras da síndrome passam por um estágio em que se volta para si mesma, e não se interessam pelo mundo exterior.
O autismo infantil foi denominado como condição neuropsicológica, na década de quarenta por Kanner (1943), conforme Schwartzman (1995), Kanner em um artigo intitulado “Distúrbios Autísticos do contato afetivo”. Relata que o autismo apresentou-se como um mundo distante, cheio de enigmas, que se refere à busca de explicações e soluções para esse problema de desvio do desenvolvimento humano. Por entender que se tratava de uma síndrome, com perturbações consideradas destruidoras do indivíduo Kanner considerou o Autismo como uma psicose, uma vez que: “... os exames laboratoriais falharam quanto a fornecer dados consistentes sobre as bases constitucionais do autismo e acrescenta a pobreza de quadros psicóticos em seus familiares”. Schwartzman (2003, p. 29)
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